Escuchar la materia vibrante

Habitar y recordar el territorio desde una perspectiva fílmica sensorial

  • Irene Depetris Chauvin Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Instituto de Artes del Espectáculo. Buenos Aires, Argentina.  Universidad Nacional de las Artes. Buenos Aires,, Argentina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina. https://orcid.org/0000-0002-1502-9477

Resumo

Em suas formas de dar conta do avanço extrativista, da desapropriação territorial e do extermínio do mundo ayoreo, La memoria del monte (2018) e EAMI (2022) da diretora paraguaia Paz Encina propõem uma estética da memória que se conforma à visão de mundo e para a concepção do espaço daquela comunidade. O interesse ético na construção de uma memória assume aqui uma cosmopolítica que redefine as relações entre humanos e mais que humanos em um dado território. A partir de estudos sobre novos materialismos, reflexões sobre ontologias ameríndias e antropologia sensorial e sonora, este ensaio busca discutir as maneiras pelas quais os exercícios documentais de Paz Encina rearticulam a ordem do sensível para incluir a expressividade e agenciamento do “mais que humano”. Interessa-me analisar a forma como a obra sonora põe em cena um vibrante materialismo do mundo que se "faz ouvir" e permite não só transmitir uma memória do território em processo de destruição, mas também traduzir o modo nativo de experimentando em termos auditivos a continuidade entre a floresta como espaço geográfico e a floresta como multiplicidade ontológica repleta de relações, perspectivas e temporalidades.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Depetris Chauvin, Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Instituto de Artes del Espectáculo. Buenos Aires, Argentina.  Universidad Nacional de las Artes. Buenos Aires,, Argentina. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina.
Irene Depetris Chauvin, Graduada en Historia por la Universidad De Buenos Aires, Magister en Literatura y Doctora en Romance Studies por la Universidad de Cornell. Es profesora en la Universidad Nacional de las Artes y se desempeña como investigadora del CONICET. Es co-editora de Afectos, historia y cultura visual (con Natalia Taccetta. Prometeo, 2019), de Performances Afectivas (Con Natalia Taccetta, Ed. Teseo, 2022) y Más allá de la naturaleza (con Macarena Urzúa. UAH, 2019) y autora de Geografías afectivas. Desplazamientos, prácticas espaciales y modos de estar juntos en el cine de Argentina, Brasil y Chile (LARS, 2019). Actualmente trabaja en dos proyectos: “Escenas del extractivismo. Materialismos y afectos en producciones visuales recientes”  y “Atmósferas sonoras y memorias afectivas en el cine contemporáneo”. Es miembro de SEGAP (Seminario permanente de estudios sobre género, afectos y política, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires) desde el 2012.

Referências

Andermann, J. (2021). Memories of Extractivism: Slow Violence, Terror, and Matter. Journal of Latin American Cultural Studies 29(4), 537-554. https://doi.org/10.1080/13569325.2020.1805589

Bennett, J. (2022). Materia vibrante. Buenos Aires: Caja Negra.

Casaccia, G. M. (2009). El reclamo territorial Ayoreo Totobiegosode. Avá. Revista de Antropología, 14, 1-19.

Depetris Chauvin, I. (2019). Geografías afectivas. Desplazamientos, prácticas espaciales y formas de estar juntos en el cine de Argentina, Chile y Brasil (2002-2017). Pittsburgh: Latin American Research Commons.

Depetris Chauvin, I. (2020). Espacios Insulares. Documental y etno-cartografía afectiva de la cultura Rapanui. En J. Campo, T. Crowder-Taraborrelli, C. Garavelli, P. Piedras, K. Wilson. (Eds). El cine documental una encrucijada estética y política : inquisiciones contemporáneas al sistema audiovisual (pp. 55-76). Buenos Aires: Prometeo Libros.

Depetris Chauvin, I. (2022). Materia vibrante. Recorridos sensoriales y producción de lugar en el documental Homem-Peixe (2017) de Clarisse Alvarenga. En G. Girardi, W. Machado de Oliveira Junior y F. Gasparotti Nunes (eds.), Pegadas das imagens na imaginação geográfica pesquisas, experimentações e práticas educativas (pp. 225-250). São Carlos: Pedro & João Editores.

Despret, V. (2022). Habitar como un pájaro: modos de hacer y pensar los territorios. Buenos Aires: Cactus.

Doane, M. A. (1985). The Voice in the Cinema: The Articulation of Body and Space, En: Weis, Elizabeth (ed.), Film Sound: Theory and Practice. (pp. 162-176). Nueva York: Columbia University Press.

Domínguez, A. L. (2019). El oído: un sentido, múltiples escuchas, El oído Pensante, 7(2). http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/oidopensante/article/view/7562

Encina, P. (2016). Ejercicios de memoria [Película]. Paraguay: Silencio Cine.

Encina, P. (2018). La memoria del monte [Cortometraje, 3.44 min]. Disponible online en: https://vimeo.com/306641228

Encina, P. (2022). EAMI [Película]. Paraguay-Francia- Alemania-Argentina-México-Estados Unidos-Países Bajos: Movie Partners In Motion Film; Eaux-Vives Productions; Silencio Cine; Black Forest Films; Fortuna Films; Revolver Amsterdam; Louverture Films; Piano Producciones; Sabate Films; Barraca Producciones; Sagax Entertainment; Estudios Splendor Omnia.

Erlmann, V. (2004). But What of the Ethnographic Ear? Anthropology, Sound, and the Senses. En V. Erlmann (Ed.). Hearing Cultures: Essays on Sound, Listening, and Modernity (pp. 1-20). Londres: Bloomsbury Academic.

Feld, S. (1996). Waterfalls of a Song: An Acoustemology of Place Resounding in Bosavi, Papua New Guinea. En S. Feld y K. H. Basso (eds.), Senses of Place (pp. 93-135). Santa Fe, NM: School of American Research Press.

Fornoff C. y G. Heffes. (2021). Pushing Past the Human in Latin American Cinema. Albany: SUNY Press.

Haraway, D. (2016). Antropoceno, Capitaloceno, Plantacionoceno, Chthuluceno: Generando relaciones de parentesco. Revista Latinoamericana de Estudios Animales, III(1): 15-26.

Henley, P. (2018). Ver, escuchar, sentir: el sonido y el despotismo del ojo en la antropología visual. Cine Documental 19, 166-190.

Inspiradas Cultural. (12 de octubre de 2022). La persistencia de escenificar (en) la memoria (Archivo de video). Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=06yTn0y2eus [ Links ]

Kohn, E. (2021). Cómo piensan los bosques. Hacia una antropología más allá de lo humano. Buenos Aires: Hekht.

Labelle, B. (2018). L’écoute par le dessous, On Air Carte blanche à Tomás Saraceno. Jamming with… Le magazine du Palais de Tokyo.

Mignolo, W. (2010). Aiesthesis decolonial, Calle 14: Revista de investigación en el campo del arte 4(4): 10-25.

Munro, K. (2017). Rethinking first-person testimony through a vitalist account of documentary participation. Frames Cinema Journal 12, 1-15.

Noguera, P. (2004). El reencantamiento del mundo. México: pnuma.

Ochoa Gautier A. M. (2014). Aurality: listening and knowledge in nineteenth-century Colombia. Duke University Press.

Ochoa Gautier, A. M. (2016). Acoustic Multinaturalism, the Value of Nature, and the Nature of Music in Ecomusicology. Boundary 43(1): 107–141.

Pick, A. y Narraway, G. (2013). Screening Nature: Cinema beyond the Human. Nueva York: Berghahn.

Polti, V. (2020): Subjetividad, identidad y memoria a través del sonido, Sulponticello 70.

Rancière, J. (2009). El reparto de lo sensible. Estética y política. Santiago: LOM.

Russell, C. (1999). Experimental ethnography: the work of film in the age of video. Durham, Inglaterra: Duke University Press.

Ruiz, R. (2000). Poética del cine. Santiago de Chile: Sudamericana.

Russo, E. (2020). Paz Encina: Voces en la oscuridad, Caravelle 114, 79-94.

Stengers, I. (2014). La propuesta cosmopolítica, Revista Pléyade 14: 17-41.

Svampa, M. (2019). Las fronteras del neoextractivismo en América Latina. Conflictos socioambientales, giro ecoterritorial y nuevas dependencias. México: CALAS.

Viveiros de Castro, E. (2010). Metafísicas caníbales. Líneas de antropología postestructural. Buenos Aires: Katz.

Wiedemann, S. (2020). Em Direção a uma Cosmopolítica da Imagem: Notas para uma Possível Ecologia de Práticas Cinematográficas. Arteriais. UFPA 6(10): 104-118.

Publicado
2023-11-29
Como Citar
Depetris Chauvin, I. (2023). Escuchar la materia vibrante. Punto Sur, (9), 149-169. https://doi.org/10.34096/ps.n9.12644
Seção
Dossier 9. Geografía, alterpolítica y materialismo posthumano