O movimento/projeto Escola Sem Partido: reflexões a partir do projeto de lei 246/2019
Resumen
Neste artigo propomos um gesto de leitura ao Projeto de Lei 246/2019, de autoria da deputada Bia Kicis. Esse projeto de lei vem na esteira de outros e também propõe a criação do programa Escola sem Partido, que, pela proposição, seria incluído à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – 9.394/1996). A postura teórico-metodológica por nós adotada neste estudo vincula-se a Análise de Discurso francesa desenvolvida no Brasil e compreende, principalmente, os conceitos de Discurso Pedagógico (Orlandi 2011) e de formas do silêncio (Orlandi 2007). Ao final deste artigo, constatamos que o Projeto de Lei traz consigo sentidos que buscam silenciar os professores que não adotam uma postura tradicional de ensino, o que contraria as premissas basilares da educação brasileira, propostas na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2020-12-03
Cómo citar
Ferrari, D. G., & dos Santos, M. A. (2020). O movimento/projeto Escola Sem Partido: reflexões a partir do projeto de lei 246/2019. Signo Y seña, (36), 148-160. https://doi.org/10.34096/sys.n36.6587
Número
Sección
Notas
- Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la Licencia Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0 Internacional, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
- Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales).