La A dramaturgia anarquista de Salvadora Medina Onrubia

O caso de Las descentradas [1929] no processo de reconstituição de uma dramaturgia nacional

  • Rocío C. Fernández CONICET/ Instituto de Investigación en Teatro, Departamento de Artes Dramáticas, Universidad Nacional de las Artes
Palavras-chave: Dramaturgia feminista - dramaturgia nacional - identidade feminina - Salvadora Medina Onrubia

Resumo

Este trabalho analisa a produção de Salvadora Medina Onrubia (1894-1972) a partir da peça Las descentradas estreada em 1929. Onrubia faz parte de um conjunto de dramaturgias que, por seu posicionamento, produzem “espaços heterotópicos” que aqui são apresentados como o verdadeira “estética da transgressão libertária”. Tenta-se abordar o impacto que a experiência social do(s) feminismo(s) teve no campo dramatúrgico de Buenos Aires, especialmente no de Buenos Aires. Aborda-se a figura de uma “identidade feminina”, a manifestação na obra do lugar que esta dramaturgia tem no campo teatral e em que medida autoras como Onrubia expressam e representam uma dramaturgia nacional de “marca” feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rocío C. Fernández, CONICET/ Instituto de Investigación en Teatro, Departamento de Artes Dramáticas, Universidad Nacional de las Artes
- Becaria doctoral CONICET - Investigadora en el Instituto de Investigación en Teatro del Departamento de Artes Dramáticas de la UNA. - Magíster en Dramaturgia. - Profesora de Artes en Teatro.

Referências

Amorós, Celia (1994). “Capítulo I. Feminismo: Igualdad y diferencia”. PUEG-Programa Universitario de Estudios de Género-Universidad Nacional Autónoma de México.
Altamirano, Carlos; Sarlo, Beatriz (2001). Literatura/ Sociedad. Buenos Aires: Edicial.
Borges, Jorge Luis ([1937] 2007). “Eduardo Gutiérrez, escritor realista” en Obras completas IV, 1975-1988. Buenos Aires: Emecé.
Bourdieu, Pierre ([1992] 2018). Las reglas del arte. Génesis y estructura del campo literario. Buenos Aires: Anagrama.
Bracciale Escalada, Milena (2019). “Esa plaga de polleras: el abordaje de la historia argentina en el teatro de Rosa Guerra y Juana Manso”. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, Celehis.
Catalán, Alejandro. “Producción de sentido actoral”. Teatro XXI 12 (otoño, 2001). 15-20. Impreso.
Doležel, Lubomír (1999). Heterocósmica. Ficción y mundos posibles. Madrid: Arco.
Drucaroff, Elsa ([2015] 2016). Otro logos. Signos, discursos y política. Buenos Aires: Edhasa.
Foucault, Michel ([1996] 2008). "Topologías" en Fractal n° 48. Enero-marzo, año XII, volumen XII.
____________ Foucault, M. (1967). Des espaces autres (Conférence au Cercle d’études architecturales, 14 mars 1967. Architecture, Mouvement, Continuité, 5(1984), p. 46-49.
Lehmann, Hans-Thies (2002). Le Théâtre postdramatique. Paris: L´Arché.
Seibel, Beatriz (2008). “Prólogo” en Antología de obras de teatro argentino desde sus orígenes a la actualidad. Tomo 4, obras de la Organización Nacional (1860-1877). Buenos Aires: Inteatro.
Svampa, Maristella (2006). El dilema argentino: civilización o barbarie. Buenos Aires: Taurus.
Medina Onrubia, Salvadora ([1929] 2007). “Las descentradas” en Las descentradas y otras piezas teatrales (estudio preliminar de Josefina Delgado). Buenos Aires: Colihue.
Tarantuviez, Susana (2022). “Dramaturgia y feminismo en la Argentina del Siglo XX” en Teatro XXI/38. p.18- 31.
__________ (2013). “La representación del género mujer en el teatro argentino contemporáneo” en Boletín GEC N° 17. p. 21 – 48.
__________ (2012). “Heroínas y antiheroínas en el teatro de Griselda Gambaro” en Teatro XXI. Bs As: GETEA. p. 14 – 20.
Publicado
2024-05-29
Como Citar
Fernández, R. C. (2024). La A dramaturgia anarquista de Salvadora Medina Onrubia. Teatro XXI, (40). https://doi.org/10.34096/teatroxxi.n40.14175
Seção
Artículos