Escolas rurais, educadores e fumigações com agroquímicos

Do registro do silêncio social até o registro das resistências cotidianas

  • Lucía Caisso Centro de Investigaciones y Transferencia/ CONICET - UNRaf
Palavras-chave: Antropologia Social, Escolas Rurais, Educadores, Agroquímicos, Meio Ambiente

Resumo

Neste trabalho se faz uma releitura de alguns materiais de campo já analisados numa pesquisa anterior sobre educadores rurais e fumigações com agroquímicos. Partindo dessa nova leitura procura-se ampliar o resultado obtido inicialmente, segundo o qual se comprova que nas instituições educativas rurais do Pampa Úmido da Argentina predomina um silêncio social com relação a problemática das fumigações. Uma nova análise, focada em elementos secundários desses materiais do campo, permite sustentar que é possível documentar não só o silêncio social, senão também os sentidos e as práticas docentes que são objeto desse silêncio. A proposta é compreender esses sentidos e práticas como resistências cotidianas dos sujeitos: resistências que condensam uma política crítica em torno da temática ambiental que se observa nos contextos rurais assumindo formas singulares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Achilli, E. (2005). Investigar en antropología social. Los desafíos de transmitir un oficio. Rosario: Laborde.
Aiassa, D., Mañas, F., Bosch, B., Gentile, N., Bernardi, N. y Gorla, N. (2012). Biomarcadores de daño genético en poblaciones humanas expuestas a plaguicidas. Acta biológica Colombiana, 17(3), 485-510.
Ambrogi, S. (2018). Los tejidos reticulares: alianzas y solidaridades empresariales en la territorialización del modelo de agro-negocios (Córdoba, Argentina). Kul-tur, 5 (10), 125-142.
Antolini, L.; Eandi, M.; Filippi, I.; Gieco, M. y Ortiz, P. (2015). Valoración de la exposición a plaguicidas en cultivos extensivos de la Argentina y su potencial impacto sobre la salud. Informe presentado ante la Comisión Nacional Salud Investiga. Ministerio de Salud de la Nación.
AUTOR, 2017.
Ávila Vázquez, M. y Di Filippo, F. (08 de Agosto 2018) “Escuelas Fumigadas vs. Agronegocio”. Biodiversidad Latinoamérica. doi: www.biodiversidadla.org/Documentos/Escuelas-Fumigadas-vs-Agronegocio]
Biocca, M. (2016). Más allá de las letras de sangre y fuego. Trayectorias de desposesión en Chaco, Argentina. Población & Sociedad, 23(2), 61-90.
Cáceres, D. (2015). Tecnología agropecuaria y agro-negocios. La lógica subyacente del modelo tecnológico dominante, Mundo Agrario, 16(31), s/p.
Caldeira, Teresa Pires do Rio. 1989. Antropologia e poder: uma resenha de etnografias americanas recentes. BIB, 27, 3-50.
Canziani, G.; Aparicio, V.; Cortelezzi, A.; De Gerónimo, E.; Fontanarrosa, M. S.; Tisnes, A.; Alba, B.; Adaro, M. E.; Castets, F.; Cepeda, J.; Córdoba, M.; Delgado, S.; Gomez, R. Q.; Fernández San Juan, R.; Kazlauskas, L. y Schimpf, K. (04 de Agosto de 2020). Informe sobre agroquímicos plaguicidas en escuelas rurales del partido de Tandil. Recuperado de: https://cdn.eleco.com.ar/media/2020/06/9a8e1caf-informe-sobre-plaguicidas-en-escuelas-rurales.pdf
Carrizo, C.; Ferreyra, Y.; Astudillo, D. y Solda, S. (2016). ¡Fuera Monsanto! Del poder comunicativo de la protesta ambiental a la elaboración de ley protectora. Sustentabilidad(es), 7(13), 5 – 30.
Cragnolino, E. (2015) Políticas públicas de educación en el campo: análisis de procesos de construcción y disputas de espacios educativos en Córdoba (Argentina) Educação em Perspectiva, 6(2), 199-226.
Crehan, K. (2004). Gramsci, cultura y antropología. Barcelona: Bellaterra.
Crehan, K. (2018). El sentido común en Gramsci. La desigualdad y sus narrativas. México D.F.: Morata.
Dirección de Estimaciones Agrícolas. Ministerio de Agricultura, Ganadería y Pesca de la Nación (04 de diciembre de 2020) Visualizador de Cultivos. Recuperado de: https://geoportal.agroindustria.gob.ar/tematizador/agricola.
Ensabella, B. (2008). El deterioro de los ecosistemas del norte cordobés y los límites de las economías campesinas. Mundo Agrario, 9(17), s/p.
Ezpeleta, J. y Rockwell, E. (1983). Escuela y clases subalternas. Cuadernos Políticos, 37, 70-80.
Gentile, N. Mañas, F. Bosch, B. Peralta, L. Gorla, N. y Aiassa, D. (2012). Micronucleus Assay As A Biomarker Of Genotoxicity In The Occupational Exposure To Agrochemicals In Rural Workers Bull. Envirom. Contam. Toxicol, 88(6), 1-7.
Giroux, H. (1985) Teorías de la reproducción y la resistencia en la nueva sociología de la educación: un análisis crítico. Cuadernos Políticos, 44, 36-65.
Giroux, H. (2003) La inocencia robada. Juventud, multinacionales y política cultural. Madrid: Morata.
Gledhill, J. (2000) El poder y sus disfraces. Perspectivas antropológicas de la política. Barcelona: Bellaterra.
González, D., Mamanis, S., Prudant, E. y Scarfó, G. (2015) Panorama de la Educación Rural en Argentina. Boletín Temas de Educación del Ministerio de Educación de la Nación, 12.
Heller, A. (1977). Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Península.
INDEC. (2010). Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas.
Iturralde, R. S. (2015). Sufrimiento y riesgo ambiental. Un estudio de caso sobre las percepciones sociales de los vecinos de 30 de Agosto en el contexto de un conflicto socio-ambiental. Cuadernos de Antropología Social, 41, 79-92.
Kunin J. y Lucero, P. (2020). Percepción social del riesgo y dinámicas de género en la producción agrícola basada en plaguicidas en la pampa húmeda argentina. Sexualidad, Salud y Sociedad, 35, 58-81.
Modonessi, M. (2010). Subalternidad, antagonismo, autonomía: marxismos y subjetivación política. Buenos Aires: Prometeo.
Peralta, P., Mañas, F., Gentile, N., Bosch, B., Méndez, A. y Aiassa D. (2011). Evaluación del daño genético en pobladores de Marcos Juárez expuestos a plaguicidas: estudio de un caso en Córdoba, Argentina. Revista Diálogos, 2(1), 7-26.
Pórfido, O. 2013. Los plaguicidas en la República Argentina. - 1a ed. - Buenos Aires: Ministerio de Salud de la Nación, 2013.
Rockwell, E. (1996). Claves para la apropiación: Escolarización Rural en México. En Levinson, B; Foley, D. y Holland, D.C. The Cultural production of educated person. Critical etnographies of schooling and local practices. State University of New York.
Rockwell, E. (1987). Repensando institución: una lectura de Gramsci. Documento DIE, Departamento de Investigaciones Educativas, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN, México.
Rockwell, E. (2009) La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós.
Rockwell, E. (2011) Los niños en los intersticios de la cotidianeidad escolar. ¿Resistencia, apropiación o subversión? En: Batallán, G. y Neufeld, M. R. Discusiones sobre infancia y adolescencia. Niños y jóvenes dentro y fuera de la escuela. Biblos.
Roseberry, W. (2007). Hegemonía y el lenguaje de la controversia, en María Lagos y Pamela Calla, Antropología del Estado, Cuadernos de Futuro No. 23, PNUD.
Santillán, L. (2013) El trabajo de la Escuela con la Comunidad: algunas reflexiones desde la antropología social. Plaza Pública. 10, pp. 61-81.
Schmidt, M. A., y Toledo López, V. (2018). Agronegocio, impactos ambientales y conflictos por el uso deagroquímicos en el norte argentino. Revista Kavilando, 10(1), 162-179. Recuperado de: https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-63771-2
Schmidt, M.; Toledo López, V.; Langbehn, CL.; Pereyra, H.; García Battán, J. y Ceirano, V. (2020). Riesgos e impactos socio-sanitarios del uso de agroquímicos: un estudio de caso en Selva, Santiago del Estero, 1990-2019. Rev Argent Salud Pública, 12:e15.
Scott, J. (2000) Los dominados y el arte de la resistencia. México D.F: Era.
Scott, J. (2014) Explotación normal, resistencia normal. Relaciones Internacionales, 26, 85-104.
Villulla, J.M. (2017). Los sonidos del silencio. Formas de resistencia de los obreros asalariados en la agricultura pampeana argentina. NERA, 35, 41-64.
Vittori, S.; Barbieri, S. C.; Peluso, M. L. y Marino, D. (2017). Escuelas Rurales como escenarios de exposición directa a agrotóxicos: estudio en aire ambiente. III Congreso de Salud Socioambiental. 19 y 20 de mayo de 2017. Facultad de Ciencias Médicas, Universidad Nacional de Rosario. Rosario, Santa Fe.
Publicado
2022-03-25
Como Citar
Caisso, L. (2022). Escolas rurais, educadores e fumigações com agroquímicos. Cuadernos De antropología Social, (55). https://doi.org/10.34096/cas.i55.10237
Seção
Espacio Abierto - Artículos Originales