A formação das Artes Urbanas em Rosário

Transformação espacial, práticas artísticas e integração governamental

  • Sebastián Godoy IECH, CONICET/UNR
Palavras-chave: Artes urbanas, Cidade, Espaço público, Governo local, Integração

Resumo

Na cidade de Rosário, Argentina, observa-se um fenômeno de integração governamental de certas práticas artísticas. Com o nome de Artes Urbanas (AU), o governo local absorveu diversas práticas desenvolvidas no espaço público entre as décadas de 1980 e 1990. Este artigo tenta abordar a formação das AU. Primeiro, descreve as transformações espaciais que moldaram o surgimento das AU. Em segundo, estuda a configuração e espacialização das práticas artísticas que, posteriormente, se tornariam AU. Em terceiro lugar, analisa a escola municipal de UA como formalização dessas práticas. Através de uma metodologia qualitativa, este trabalho postula a UA como a emergência de uma codificação governamental de práticas autônomas pré-existentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvarellos, H. (2007). Teatro callejero en la Argentina 1982-2006. Buenos Aires: Madres de Plaza de Mayo.
Bayardo, R. (2013). Políticas culturales y economía simbólica de las ciudades. “Buenos Aires, en todo estás vos”. Latin American Research Review, 48, 100-128.
Bruttomesso, R. (2004). Complejidad en la relación puerto-ciudad. Revista It, 1(67), 22-31.
Chesney-Lawrence, L. (1995). Teatro Popular en América Latina (1955-1985). Caracas: CEP-FHE.
Craig-Smith, S. y Fagence, M. (Eds.). (1995). Recreation and tourism as a catalyst for urban waterfront redevelopment. Londres: Praeger.
De Certeau, M. (2000). La invención de lo cotidiano 1. Artes de hacer. México: Universidad Iberoamericana.
De Marco, M. (2019). Las áreas de valor histórico patrimonial del puerto de Rosario. Aporte metodológico conceptual y descriptivo a partir del enfoque CPR. Res Gesta, (55), 1-32.
Denzin, N. y Lincoln, Y. (Coords.). (2012). Manual de investigación cualitativa: Vol III. Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa.
Domench, P. (2001). El “cómo” de las políticas y/o programas sociales y el “hacer” de las organizaciones. El caso del Programa de Atención a Grupos Vulnerables (PAGV). Documentos de trabajo. Centro de Investigaciones en Administración Pública, 1(1), 4-24.
Foucault, M. (2006). Seguridad, territorio y población. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Galimberti, C. (2015). La reinvención del río. Procesos de transformación en la ribera de la Región Metropolitana de Rosario, Argentina. Rosario: UNR Editora.
Godoy, S. (2021a). Artes de habitar. Intersticios culturales en la renovación costera de Rosario. Buenos Aires: TeseoPress.
Godoy, S. (2021b). Procesos de significación espacial en la transformación costera de Rosario. La reconversión de los galpones portuarios a partir de la sutura juventud-cultura-río. Quid 16, Número Especial 2021, 143-165.
Godoy, S. (2021c). La okupación cultural como emergente de las transformaciones post-industriales. El caso del Galpón Okupa de Rosario (Argentina). Collectivus. Revista de Ciencias Sociales, 8(2), 137-166.
Godoy, S. y Roldán, D. (2020). Habitar el Parque de las Colectividades. Corporalidades, prácticas y espacialidad en la ribera central de Rosario. En M. Del Mármol y Luz Roa (Comps.), Corporalidades y juventudes. Subiendo el volumen (pp. 31-50). Buenos Aires: Grupo Editor Universitario.
Harvey, D. (2009). El derecho a la ciudad. New Left Review, (53), 23-39.
Infantino, J. (2011). Trabajar como artista. Estrategias, prácticas y represesentaciones del trabajo artístico entre jóvenes artistas circenses. Cuadernos de antropología social, (34), 141-163.
Pérez, L. y Parra, C. (2004). Paisajes culturales: el parque patrimonial como instrumento de revalorización y revitalización del territorio. THEORÍA, 13, 9-24.
Roldán, D. y Godoy, S. (2017). Antes del espacio público. Una historia de los espacios verdes y libres de la ciudad de Rosario (1900-1940). Cadernos de História, 18(28), 150-177.
Scott, J. (1998). Seeing Like a State. How Certaing Schemes to Improve the Human Condition Have Failed. New Heaven: Yale University Press.
Seibel, B. (1993). Historia del circo. Buenos Aires: Ediciones del Sol.
Tendela, P. (2021). La Escuela Municipal de Artes Urbanas de Rosario. Una aventura pedagógica. En J. Infantino, M. Sáez y C. Schwindt (Comps.). Pedagogías circenses. Experiencias, trayectorias y metodologías (pp. 63-84). La Plata: ClubHem.
Yúdice, G. (2002). El recurso de la cultura. Usos de la cultura en la era global. Barcelona: Gedisa.
Zukin, S. (2000). The Cultures of Cities. Cambridge, MA: Blackwell.
Publicado
2022-09-21
Como Citar
Godoy, S. (2022). A formação das Artes Urbanas em Rosário. Cuadernos De antropología Social, (56), 51-70. https://doi.org/10.34096/cas.i56.11441