Entre o desejo, a amizade e a precariedade

Trabalho artístico e militância cultural na produção teatral independente da cidade de La Plata, Argentina

  • Mariana Del Mármol Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas, La Plata, Argentina.
Palavras-chave: Trabalho artístico, Militância cultural, (Auto)precarização, Ganhar a vida, Teatro independente

Resumo

Pretendo caracterizar as maneiras de se ganhar a vida dos atores e das atrizes que compõem o circuito teatral independente da cidade de La Plata, Província de Buenos Aires, República Argentina. Um coletivo que se orgulha de produzir arte com pouco apoio do Estado e quase sem remuneração. Estou interessada em colocar em tensão as visões nativas sobre o papel do desejo, da amizade e da militância cultural com certas propostas que colocam esses mesmos aspectos em questão, apontando que contribuem para a natureza da auto-precariedade do trabalho artístico, tornando-o funcional para os mecanismos do capitalismo neoliberal.Desde uma perspectiva que destaca o valor da abordagem etnográfica, proponho que muitas das contradições reveladas nessas propostas compõem -nas experiências cotidianas das pessoas-, tramados que articulam diferentes regimes de valor, e é nessa complexa articulação que os atores e as atrizes platenses fazem do teatro seu meio de subsistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Del Mármol, Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Tecnológicas, La Plata, Argentina.
Doctora de la Universidad de Buenos Aires y Licenciada en Antropología por la Universidad Nacional de La Plata. Indaga los procesos de trabajo y autogestión en el teatro independiente platense. Es docente de Etnografía I en la carrera de Antropología de UNLP.

Referências

Basanta, L. y del Mármol, M. (2017). ¿Y si lo hobbie habita lo profesional? Apuntes sobre el trabajo en el teatro independiente platense. En: P. Ansaldo, M. Fukelman, B. Girotti y J. Trombetta (Comp.) Teatro independiente: historia y actualidad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ediciones del Centro Cultural de la Cooperación, 185-196.

Basanta, L. y del Mármol, M. (2018). Por qué hacemos lo que hacemos. Apuntes sobre deseo, reconocimiento y legitimación en la producción de teatro platense [Ponencia en las 2° Jornadas de Estudios sobre Teatro Independiente (Internacionales)]. Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Instituto de Artes del Espectáculo.

Bayardo, R. (1997). El teatro “off Corrientes”: ¿una alternativa estético-cultural? (Tesis de doctorado). Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Buenos Aires, Argentina.

Bolstanski, L. y Chiapello, E. (1999). El nuevo espíritu del capitalismo. Madrid: Akal.

Bourdieu, P. (2003). Creencia artística y bienes simbólicos. Elementos para una sociología de la cultura. Córdoba y Buenos Aires: Aurelia Rivera.

Ciurans, E. (2004). Entrevista a Osvaldo Pelletieri. Assaig de teatre. Revista de l'associació d'investigació i experimentació teatral, 43, 87-97.

de L’Estoile, B. (2014). “Money Is Good, but a Friend Is Better”: Uncertainty, Orientation to the Future, and “the Economy”. Current Anthropology, 55(S9), S62-S73. doi:10.1086/676068

del Mármol, M. (2016). Una corporalidad expandida. Cuerpo y afectividad en la formación de actores y actrices en el circuito teatral independiente de la ciudad de La Plata (tesis doctoral). Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Buenos Aires, Argentina.

del Mármol, M. (2018). Hacer de la necesidad virtud. Ser teatrista independiente como modo de legitimación. Tempos e Espaços em Educação, 11(24), 99-110.

del Mármol, M. Magri, G. y Sáez, M. (2017). Acá todos somos independientes. Triangulaciones etnográficas desde la danza contemporánea, la música popular y el teatro en la ciudad de La Plata. El Genio Maligno. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales, 20, 44-64.

Dubatti, J. (2012). Cien años de teatro argentino. Desde 1910 a nuestros días. Buenos Aires: Biblos.

Escobar Araujo, A. M. y Querejazu Leyton, P. (2004). Los trabajadores del sector cultural en Chile. Estudio de caracterización. Bogotá: Convenio Andrés Bello. Consejo Nacional de la Cultura y las Artes de Chile.

Gené, J. (1993) El CELCIT en la formación teatral latinoamericana. Latin American Theatre Review 27(1), 5-14.

Göbel, B. (2002). Identidades sociales y medio ambiente: la multiplicidad de los significados del espacio en la Puna de Atacama. Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Americano , 19, 267‐296.

Gonzalez Meyer, R. (2001) El “buen trabajo” como norte del desarrollo. Proposiciones, 32, 6-24.

Harner, M. (1978). Shuar. Pueblo de las cascadas sagradas. Quito: Ediciones Mundo Shaur.

Kunst, B. (2015a). Artist at Work: Proximity of Art and Capitalism. Winchester y Washington: Zero Books.

Kunst, B. (2015b). Las dimensiones afectivas del trabajo artístico: la paradoja de la visibilidad. En I. Rozas y Q. Pujol (Eds.). Ejercicios de ocupación. Afectos, vida y trabajo. Barcelona: Mercat de les flors; Institut del Teatre; Polígrafa, 151-172.

Lorey, I. (2006). Gubernamentalidad y precarización de sí. Sobre la normalización de los productores y productoras culturales. Instituto Europeo para Políticas Culturales Progresivas (EIPCP). Recuperado de www.eipcp.net/transversal/1106/lorey/es

Mauro, K. (2011). La técnica de actuación en Buenos Aires. Elementos para un Modelo de Análisis de la Actuación Teatral a partir del caso porteño (tesis de doctorado). Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Buenos Aires, Argentina.

Mauro, K. (2018a). Entre el mundo del arte y el mundo del trabajo. Herramientas conceptuales para comprender la dimensión laboral del trabajo artístico. telondefondo. Revista de Teoría y Crítica teatral, 27, 114-143. doi: https://doi.org/10.34096/tdf.n27.5097

Mauro, K. (2018b). Identidades y apelaciones antagónicas de los trabajadores del espectáculo (1902-1955). telondefondo Revista de Teoría y Crítica teatral, 27, 176-231. doi: https://doi.org/10.34096/tdf.n27.5100

Mendoza Niño, I. P. (2011). Arte y trabajo: una aproximación conceptual a la relación del arte con otros campos del espacio social. CALLE14: Revista de Investigación en el campo del arte, 5(6), 120-138.

Narotzky, S. y Besnier, N. (2014). Crisis, Value, and Hope: Rethinking the Economy: An Introduction to Supplement 9. Current Anthropology, 55(S9), S4-S16. doi:10.1086/676327

Rimoldi, L. y Monchietti, A. (2014). Modalidades asociativas en el teatro argentino desde la teoría de las representaciones sociales. European Review of Artistic Studies, 5(1), 17-33.

Publicado
2020-04-15
Como Citar
Del Mármol, M. (2020). Entre o desejo, a amizade e a precariedade. Cuadernos De antropología Social, (51). https://doi.org/10.34096/cas.i51.7950