A conservação como emblema de uma abordagem antropológica do público

  • Karen Keheyan UNICEN-CONICET
Palavras-chave: Conservação, Emblema, Património, Público, Deontologia

Resumo

No final do século XX, o antropólogo francês Maurice Godelier complexificou o legado maussiano do domínio do intercâmbio, questionando a salvaguarda dos objectos numa sociedade não ocidental. A sua complexificação mostrou que o domínio da preservação é tão fundamental para a vida social como o domínio do intercâmbio. Neste artigo, dirijo-me à conservação dos bens culturais como emblemática de uma abordagem antropológica ao público. A fundação empírica baseia-se numa instituição que salvaguarda objectos reconhecidos comunalmente numa cidade localizada na região central de Buenos Aires. O argumento que construo exalta a sagrada investidura da conservação através da descrição das tarefas quotidianas na realidade empírica estudada. O artigo está estruturado em três partes. Na primeira, situo o tratamento do público a partir de algumas contribuições da teoria social do século XX e início do século XXI. Na segunda, concentro-me na relação entre o Iluminismo francês e a abertura pública da instituição do patrimonio. Na terceira e última secção, recorro às observações do trabalho de campo etnográfico para mostrar como a deterioração como figura nativa vai contra o quadro deontológico da prática de salvaguarda e se opõe à valorização da limpeza por parte dos actores através da homologação subjectiva da instituição com o espaço doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aristóteles. (1988). Política. Madrid: Gredos.

Balbi, F. (2012). La integración dinámica de las perspectivas nativas en la investigación etnográfica. Intersecciones en Antropología, 13, 485-499.

Bauman, Z. (2013). La cultura en el mundo de la modernidad líquida. México: Fondo de Cultura Económica.

Galarza, B. (2019). Locas de la limpieza y técnicas industriosas del cuerpo en una villa obrera. Cuadernos de Antropología Social, 50, 107-124.

Galarza, B. (2020). El quilombo de la tele y su limpieza: una mirada antropológica a la pelea de gatos como tecnología del self en el oikos. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, 38, 71-92.

Galarza, B. (2021). La oikonización de la ciudadanía urbana. Tábula Rasa, 38, 303-325.

Godelier, M. (1998). El enigma del don. Barcelona: Paidós.

Gordon Childe, V. (1996). Los orígenes de la civilización. México: Fondo de Cultura Económica.

Gravano, A. (Comp.) (2005). Imaginarios de la ciudad media: emblemas, fragmentaciones y otredades urbanas, estudios de Antropología Urbana. Tandil: REUN.

Gravano, A. (2008). La cultura como concepto central de la antropología. En Chiriguini, M. C. (compil.). Apertura a la Antropología, alteridad, cultura, naturaleza humana. (pp. 93-122). Buenos Aires: Proyecto Editorial.

Gravano, A. (2021). Apuntes para una dialéctica de lo público. Anacronismo e irrupción. Revista de Teoría y Filosofía Política Clásica y Moderna, 11(21), 388-413.

Guber, R. (2004). El salvaje metropolitano. Reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Buenos Aires: Paidós.

Habermas, J. (1974). The Public Sphere: An Encyclopedia Article. New German Critique, 3, 49-55.

Hammersley, M. y Atkinson, P. (1994). Etnografía. Métodos de investigación. Barcelona: Paidós.

Heinich, N. (2014). La fábrica del patrimonio. Apertura y extensión del corpus patrimonial: del gran monumento al objeto cotidiano. Apuntes: revista de estudios sobre patrimonio cultural, 27(2), 8-25.

Mauss, M. (2009). Ensayo sobre el don. Forma y función del intercambio en las sociedades arcaicas. Buenos Aires: Katz.

Prats, L. (1998). El concepto de patrimonio cultural. Política y Sociedad, 27, 63-76.

Rabotnikof, N. (1993). Lo público y sus problemas: notas para una reconsideración. Revista Internacional de Filosofía Política, 2, 75-98.

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica. Historia y cultura en los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós.

Sennett, R. (2011 [1977]). El declive del hombre público. Barcelona: Anagrama.

Setha Low, C. (2009). Cerrando y reabriendo el espacio público en la ciudad latinoamericana. Cuadernos de Antropología Social, 30, 17-38.

Smith, L. (2011). El “espejo patrimonial”. ¿Ilusión narcisista o reflexiones múltiples? Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, 12(12), 39-63.

Weber, M. (1964). Economía y sociedad. Esbozo de sociología comprensiva. México: Fondo de Cultura Económica.

Weiner, A. (1992). Inalienable Possessions: The Paradox of Keeping-While Giving. California: University of California Press.

Williams, R. (1997). Marxismo y literatura. Barcelona: Península.

Publicado
2023-05-15
Como Citar
Keheyan, K. (2023). A conservação como emblema de uma abordagem antropológica do público. RUNA, Archivo Para Las Ciencias Del Hombre, 44(2), 123-136. https://doi.org/10.34096/runa.v44i2.12064
Seção
Dossier - Artículos Originales