O que a “Conquista do deserto” não tirou. Identidade provincial, campo intelectual e memórias indígenas no sul de Mendoza
Resumo
O artigo analisa os processos que modificaram a configuração política, econômica e social do sul de Mendoza no final do século XIX, focando especialmente na criação de um imaginário dominante sobre a “Conquista do deserto” como o tempo de “extinção” indígena e o início da população “civilizada” da região. Em segundo lugar, examina a composição da etnologia clássica de Mendoza nos três primeiros quartos do século XX e seu papel na produção de significados duradouros de identidade e alteridade provinciais. Finalmente, ele recupera os estudos que, desde a década de 1980, tem advertido as maneiras em que as clasificaciones etnológicas precederam a historização dos processos de formação do grupo e demonstraram que a fixação de etnônimos (Araucanian, Mapuche, Pehuenche) pode ser melhor explicada em relação a processos dinâmicos possibilitados por relações de força em sucessivos períodos históricos.Downloads
Referências
Agüero Blanch, V. (1968). Las remedieras de Malargüe. Córdoba: Dirección General de Publicaciones, Vol. 27, Instituto de Antropología, Universidad Nacional de Córdoba.
Agüero Blanch, V. (1971a). Malargüe, pueblo trashumante. Anales de Arqueología y Etnología, 24 y 25, 210-223.
Agüero Blanch, V. (1971b). La última ollera de Malargüe. Anales de Arqueología y Etnología, 26, 117-123.
Agüero Blanch, V. (2014). Etnografía general del departamento de Malargüe. Anales de Arqueología y Etnología, 68-69, 19-152.
Bárcena, J. (2014). Vicente Orlando Agüero Blanch: Etnografía general del departamento de Malargüe. Anales de Arqueología y Etnología, 68-69, 13-18.
Bechis, M. (2008). Piezas de etnohistoria del sur sudamericano. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas.
Bengoa, J. (1996). Historia del pueblo mapuche. Santiago de Chile: Ediciones Sur. Colección Estudios Históricos.
Boccara, G. (1999). Etnogénesis mapuche: resistencia y restructuración entre los indígenas del centro-sur de Chile (siglos XVI-XVIII). The Hispanic American Historical Review, 79(3), 425-461.
Boccara, G. (Ed.) (2002). Colonización, resistencia y etnogénesis en las fronteras americanas. En Colonización, resistencia y mestizaje en las Américas (pp. 47-82). Quito: Abya-Yala.
Boccara, G. y Ayala, P. (2012). Patrimonializar al indígena. Imaginación del multiculturalismo neoliberal en Chile. Cahiers des Amériques latines (en línea), 67. DOI: 10.4000/cal.361
Briones, C. (1998). La alteridad del Cuarto Mundo. Una deconstrucción antropológica de la diferencia. Buenos Aires: Ediciones del Sol.
Briones, C. (2005). Formaciones de alteridad: contextos globales, procesos nacionales y provinciales. En C. Briones (Ed.). Cartografías argentinas. Políticas indigenistas y formaciones provinciales de alteridad, (pp. 9-39). Buenos Aires: Antropofagia.
Briones, C. y Delrio, W. (2007). La “Conquista del Desierto” desde perspectivas hegemónicas y subalternas. Runa, archivos para las ciencias del hombre, 27, 23-48.
Briones, C. y Díaz, R. (2000). La nacionalización / provincialización del “desierto”. Procesos de fijación de fronteras y de constitución de “otros internos” en el Neuquén. Actas del V Congreso Argentino de Antropología Social. La Plata: Entrecomillas.
Canals Frau, S. (1937). Etnología histórica de la provincia de Mendoza. Una valiosa documentación. Relaciones de la Sociedad Argentina de Antropología, I, 91-106.
Delrio, W. (2005). Memorias de expropiación. Sometimiento e incorporación indígena en la Patagonia (1872-1943). Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.
Delrio, W. y Escolar, D. (2009). Trayectorias y memorias de la diáspora forzosa de prisioneros indígenas entre Patagonia y Cuyo, s XIX-XX. XII Jornadas Interescuelas / Departamentos de Historia. Facultad de Humanidades y Centro Regional Universitario Bariloche. Universidad Nacional del Comahue, San Carlos de Bariloche.
Durán, V. (2000). Poblaciones indígenas de Malargüe. Su arqueología e historia. Mendoza: Centro Interdisciplinario de Estudios Regionales, Serie Libros N° 1.
Escolar, D. (2005). El “estado de malestar”. Movimientos indígenas y procesos de desincorporación en la Argentina: el caso Huarpe. En C. Briones (Ed.). Cartografías argentinas. Políticas indigenistas y formaciones provinciales de alteridad, (pp. 41-71). Buenos Aires: Antropofagia.
Escolar, D. (2006). ¿Mestizaje sin mestizos?: etnogénesis huarpe, campo intelectual y “regímenes de visibilidad” en Cuyo, 1920-1940. Anuario del IEHS, 21, 151-179.
Escolar, D. (2007). Los dones étnicos de la Nación. Identidades huarpe y modos de producción de soberanía en Argentina. Buenos Aires: Prometeo.
Escolar, D. (2008). El repartimiento de prisioneros indígenas en Mendoza y la teorización nativa del “criollo”, décadas de 1880-1940. III Jornadas de Historia de la Patagonia. Universidad Nacional del Comahue, San Carlos de Bariloche.
Escolar, D. (2012). El repartimento de prisioneros indígenas en Mendoza durante la Campaña del Desierto y otros itinerarios del debate intelectual mendocino. En P. Laguarda y F. Fiorucci (Eds.). Intelectuales, cultura y política en espacios regionales de Argentina (siglo XX), (pp. 173-198). Rosario y Santa Rosa: Prohistoria-EdUNLPam.
Fernández Bravo, Á. (2013). El etnógrafo como contrabandista. Tráfico de imágenes, propagación de conceptos y usos de la cultura material en la obra de Alfred Métraux. Cuadernos de Literatura, 17(33), 224-252.
Hirsch, S. (1998-1999). De la autoridad etnográfica a la pasión etnográfica: una relectura de Alfred Métraux. Cuadernos del Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano, 18, 223-232.
Krebs, E. (2016). Jorge Luis Borges and Alfred Métraux. Disagreements, affinities. Hau: Journal of Ethnographic Theory, 6(2), 297-321.
Kropff, L. (2005). Activismo mapuche en Argentina: trayectoria histórica y nuevas tendencias. En P. Dávalos (Ed.). Pueblos indígenas, estado y democracia, (pp. 103-132). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
Lazzari, A. y Lenton, D. (2000). Etnología y Nación: facetas del concepto de Araucanización. Avá. Revista de Antropología, 1, 125-140.
Lenton, D. (1998). Los araucanos en la Argentina. Un caso de interdiscursividad nacionalista. III Congreso Chileno de Antropología. Universidad Católica de Temuco, Temuco.
Lloyd. D. y Thomas, P. (1998). Culture and the State. Nueva York y Londres: Routledge.
Manara, C. (2013). La disputa por un territorio indígena. Argentina y Chile tras Varvarco. Revista Tefros, 11(12), 1-37.
Maza, J. (1991). Historia de Malargüe. Mendoza: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo.
Prieto, M. ([1983] 2000). Formación y consolidación de la sociedad en un área marginal del Reino de Chile. Anales de Arqueología y Etnología, 52-53, 17-366.
Ramos, A. (2010). Los pliegues del linaje: Memorias y políticas mapuches-tehuelches en contextos de desplazamiento. Buenos Aires: Editorial de la Universidad de Buenos Aires.
Ramos, A. y Delrio, W. (2005). Trayectorias de oposición. Los mapuches y tehuelches frente a la hegemonía en Chubut. En C. Briones (Ed.). Cartografías argentinas. Políticas indigenistas y formaciones provinciales de alteridad, (pp. 73-108). Buenos Aires: Antropofagia.
Restrepo, E. (2004). Teorías contemporáneas de la etnicidad. Stuart Hall y Michel Foucault. Cali: Cargraphics-Editorial Universidad del Cauca.
Rusconi, C. (1962). Poblaciones Pre y Posthispánicas de Mendoza, Tomos I y IV. Mendoza: Imprenta Oficial.
Saldi, L. (2009). Construcciones del espacio y de la identidad provincial mendocina. Disputas de ayer y hoy. En P. Vermeren y M. Muñoz (Comps.). Repensando el siglo XIX desde América Latina y Francia. Homenaje al filósofo Arturo Andrés Roig (pp. 507-516). Buenos Aires: Colihue.
Saldi, L. (2010). Construcciones metonímicas opuestas de espacio-identidad-economía y sus entremedios en el Noreste de Mendoza. Kula, 2, 9-23.
Salomón Tarquini, C. y Casali, R. (2015). Los pueblos indígenas de Pampa y Patagonia, siglos XVIII-XX. Un breve estado de las investigaciones. Papeles de Trabajo, 9(16), 22-55.
Sanjurjo de Driollet, I. (1997). Historia de Malargüe. En P. Lacoste (Comp.). Malargüe. Historia y Perspectivas (pp. 16-20). Mendoza: Colección Uno.
Sanjurjo de Driollet, I. (2004). La organización político-administrativa de la campaña mendocina en el tránsito del Antiguo Régimen al orden liberal. Buenos Aires: Instituto de Investigaciones de Historia del Derecho.
Sanjurjo de Driollet, I. (2006). Frontera indígena y colonias agrícolas en el sur de Mendoza entre 1854 y 1916. En R. Richard-Jorba (Ed.), La región vitivinícola argentina. Transformaciones del territorio, la economía y la sociedad, 1870-1914 (pp. 23-295). Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.
Szulc, A. (2004). “Se puede ser mapuche en la ciudad”. El esquema rural-urbano en disputa. En B. Dávilo, M. Germain, C. Gotta, A. Manavella y M. Múgica (Coords.), Territorio, memoria y relato en la construcción de entidades colectivas. Rosario: Universidad Nacional de Rosario Editora.
Tozzi, V. (2010). Introducción. En H. White, Ficción histórica, historia ficcional y realidad histórica (pp. 13-29). Buenos Aires: Prometeo.
Runa, archivos para las ciencias é uma publicação do Instituto de Ciencias Antropológicas, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires e é distribuída sob o título Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Runa mantém o seu compromisso com as políticas de Acesso Aberto à informação científica, considerando que tanto as publicações científicas como a investigação financiada com fundos públicos devem circular livremente na Internet, gratuitamente e sem restrições.
Os conteúdos e opiniões expressos nos artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.