O ensino da ortografia para João de Morais Madureira Feijó. “Breve instrucçam para os mestres das eschólas de lêr, e escrevêr” (1734)
Palavras-chave:
Madureira Feiijó, ortografia, ensino, século XVIII, representações docentes
Resumo
O presente artigo apresenta os textos metalinguísticos como fonte de informação válida para a recolha de informação de natureza metodológica e pedagógica relativamente ao processo de ensino da língua, e propõe para esse efeito a historiografia linguística como linha de abordagem. Nesse sentido, centra-se sobre o para-texto “Breve instrucçam para os Mestres das Eschólas de Lêr, e Escrevêr”, que figura nas páginas finais de Orthographia, ou Arte de Escrever e Pronunciar com Acerto a Língua Portugueza (Lisboa, 1734) de João de Morais Madureira Feijó, para, através da sua análise, identificar críticas e propostas do autor relativamente ao ensino elementar da ortografia no século XVIII, bem como rastrear pistas acerca da imagem dos docentes aí veiculada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Duarte, S. (1). O ensino da ortografia para João de Morais Madureira Feijó. “Breve instrucçam para os mestres das eschólas de lêr, e escrevêr” (1734). Signo Y seña, (33), 81-92. https://doi.org/10.34096/sys.n33.5259
Edição
Seção
Dossier. La lengua como contenido de enseñanza desde una perspectiva histórica
- Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la Licencia Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0 Internacional, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
- Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales).