O “trabalho com o certificado de incapacidade”

Um estudo sobre estratégias profissionais na saúde mental monovalente da criança e do adolescente argentina

  • Axel Levin Instituto de Investigaciones Sociales de América Latina- Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/ Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Argentina. Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Instituto de Ciencias Antropológicas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Argentina.
Palavras-chave: Incapacidade, Acessibilidade, Práticas de saúde, Saúde mental, Problemas infanto-juvenis

Resumo

Este artigo é baseado em uma pesquisa etnográfica realizada durante os anos de 2020 e 2021 no hospital público Carolina Tobar García, o único monovalente em saúde mental infantil e adolescente na Argentina. Seu objetivo é analisar o lugar da certificação da deficiência nas práticas e estratégias dos profissionais ao lidar com determinados problemas. Será desenvolvida a tensão que existe entre os estigmas sociais da deficiência e a acessibilidade aos direitos que o Certificado Único de Incapacidade confere. Nesse sentido, será analisado como os profissionais trabalham o certificado com os pacientes e seus grupos familiares. Além disso, será abordada a importância da certificação da deficiência para melhorar o prognóstico das crianças e adolescentes que são atendidos na instituição quando devem receber alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Axel Levin, Instituto de Investigaciones Sociales de América Latina- Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales/ Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Argentina. Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras. Instituto de Ciencias Antropológicas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Argentina.
Axel Levin es profesor y licenciado en Ciencias Antropológicas (FFyL-UBA). Es magíster en Antropología Social (FFyL-UBA), y doctorando en Ciencias Antropológicas (FFyL-UBA) con el apoyo de una beca doctoral del CONICET.

Referências

Acuña, C. y Bolis, M. (2005). La estigmatización y el acceso a la atención de salud en América Latina: Amenazas y perspectivas. 29º Organización Panamericana de la Salud. Organización Mundial de la Salud, 4(8). Recuperado de http://cidbimena.desastres.hn/filemgmt/files/leg-estigmatizacion-esp.pdf

Almeida F., Castiel, L. y Ayres, R. (2009) Riesgo: concepto básico de la epidemiología. Revista de Salud Colectiva, 5(3), 323-344.

Asad, T. (2008). ¿Dónde están los márgenes del estado? Cuadernos de Antropología Social, 27, 53-62.

Barber, N. (2015). Experiencias de enfermedad y procesos de constitución de subjetividades (tesis de doctorado). Universidad de Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Barcala, A. (2015). La medicalización de la niñez: prácticas en Salud Mental y subjetividad en niños, niñas y adolescentes con sufrimiento psicosocial. En A. Barcala y C. Luciani (Comps.), Salud Mental y Niñez en la Argentina: Legislaciones, políticas y prácticas (pp. 75-106). Buenos Aires: Teseo.

Barnes, C. (2010). Discapacidad, política y pobreza en el contexto del “Mundo Mayoritario”. Política y Sociedad, 47(1), 11-25.

Belmartino, S. (2010). Historias de la profesión médica: Argentina y Estados Unidos en el siglo XX. Salud colectiva, 6, 329-353.

Bourdieu, P. (1981). Describir y prescribir. Notas sobre las condiciones de posibilidad y los límites de la eficacia política. Actes de la Recherche en sciences sociales, 38, 69-73.

Brubaker, R. y Cooper, F. (2001). Más allá de identidad. Apuntes de Investigación del CECYP, 5(7), 30-67.

Castel, R. (2014). Los riesgos de exclusión social en un contexto de incertidumbre. Revista Internacional de Sociología, 72(1), 15-24. doi: https://doi.org/10.3989/ris.2013.03.18

Cetrángolo, O. (2015). Financiamiento fragmentado, cobertura desigual y falta de equidad en el sistema de salud argentino. Revista de Economía Política de Buenos Aires, 13, 145-183.

Das, V. y Poole, D. 2008, El Estado y sus márgenes. Etnografías comparadas. Cuadernos de Antropología Social, 27, 19-52.

Findling, L., Arruñada, M. y Klimovsky, E. (2002). Desregulación y equidad: el proceso de reconversión de Obras Sociales en Argentina. Cadernos de Saúde Pública, 18(4), 1077-1086.

Gagliolo, G. (2018). Saberes y prácticas de trabajadores sociales en el campo de la salud pública. Un estudio etnográfico de las respuestas institucionales al problema VIH-Sida. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras (UBA).

Grinberg, J. (2014). El “trabajo con las familias”: como dispositivo de gobierno. XI Congreso Argentino de Antropología Social, Rosario.

Hall, S. (2011). El espectáculo del otro: El trabajo de la representación. En E. Restrepo, C. Walsh y V. Vich (Eds.), Sin garantías: Trayectorias y problemáticas en estudios culturales (pp. 337-482). Quito: Envión.

Hiernaux, D. (2007). Los imaginarios urbanos: de la teoría y los aterrizajes en los estudios urbanos. Revista Eure, 33(99), 17-30. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0250-71612007000200003

INDEC. (2010) Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas. Argentina. https://www.indec.gob.ar/indec/web/Nivel4-Tema-2-41-135

Levin. (2021). El certificado único de discapacidad en la argentina: historia de una política de discriminación positiva a la luz del análisis del sistema de salud. Revista Pasajes, 13, 1-19.

Margulies, S., Barber, N., Recoder, L. y Adaszko, A. (2003). Acceso al sistema público de salud. Un estudio antropológico en tres hospitales públicos de la ciudad de Buenos Aires. En S. Tiscornia (Coord.), Cuadernos del Instituto de Estudios e Investigaciones, Nº 5 (pp. 10-92). Buenos Aires: Defensoría del Pueblo de la Ciudad de Buenos Aires y Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (Coedición).

Oliver, M. (1998). ¿Una sociología de la discapacidad o una sociología discapacitada? En L. Barton (Comp.), Discapacidad y Sociedad (pp. 34-58). España: Morata.

O'Malley, P. (2007). Experimentos en gobierno. Analíticas gubernamentales y conocimiento estratégico del riesgo. Revista Argentina de Sociología, 5(8), pp.151 a 171.

Rose, N. (2012). Políticas de la vida. Biomedicina, poder y subjetividad en el siglo XXI. La Plata: UNIPE Editorial Universitaria.

Rose, N., O'Malley, P. y Valverde, M. (2012). Gubernamentalidad. Astrolabio, 8, 113-152. doi: https://doi.org/10.55441/1668.7515.n8.2042

Santillán, L. (2012). Quiénes educan a los chicos. Infancia, trayectorias educativas y desigualdad. Buenos Aires: Biblos.

Shore, C. (2010). La antropología y el estudio de la política pública: reflexiones sobre la “formulación” de las políticas. Antípoda. Revista de antropología y arqueología, 10, 21-49.

Sempertegui, M. (2013). El Saber convencional sobre la discapacidad y sus implicancias en las prácticas. En M. Almeida y M. Angelino (Comps.), Debates y perspectivas en torno a la discapacidad en América Latina (pp. 133-145). Entre Ríos: Facultad de Trabajo Social (UNER).

Testa, D. y Ramacciotti, K. (2014). La niñez “anormal”. Discurso médico sobre la infancia, 1900-1950. Revista Inclusiones, 1, 226-248.

Trouillot, M. (2001). La antropología del Estado en la era de la globalización: Encuentros cercanos de tipo engañoso. Current Anthropology, 4(1), 137-139.

Wenreck, C. (2005). Manual sobre Desarrollo Inclusivo para los Medios y Profesionales de la Comunicación. Río de Janeiro: WVA Editora.

Publicado
2024-02-01
Como Citar
Levin, A. (2024). O “trabalho com o certificado de incapacidade”. RUNA, Archivo Para Las Ciencias Del Hombre, 45(1), 227-246. https://doi.org/10.34096/runa.v45i1.12088