Narrativas dos viventes
Uma possível perspectiva para imaginar um futuro não distópico
Resumo
O artigo examina a crise ambiental sob a perspectiva da arte, questionando a epistemologia moderna que separa o humano do não humano e reduz a natureza a um recurso. Ele propõe que a arte pode facilitar diálogos entre espécies e desafiar as narrativas dominantes que perpetuam a inação diante da crise climática. Por meio da análise de obras contemporâneas, o estudo explora práticas artísticas que incentivam a colaboração com entidades vivas e nos permitem imaginar um futuro no qual a natureza não seja instrumentalizada. Argumenta-se que o pensamento especulativo, em interação com a arte, oferece novas sensibilidades e abre espaços para a esperança, promovendo uma reconfiguração dos vínculos entre humanos e não humanos na busca de um mundo habitável.Downloads
Referências
Bennet, J. (2022). Materia vibrante. Una ecología política de las cosas. Buenos Aires: Caja Negra.
Cantera, A. L. (2014). Nidos de equilibrio [Bioconstrucción site-specific]. San Pablo. Recuperado de https://www.analauracantera.com.ar/nidos
Cantera, A. L. (2015). Co-creaciones híbridas: Horizontalidad y relaciones entre la naturaleza y el hombre, desde el arte, las nuevas tecnologías y el desarrollo sustentable. Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero. Buenos Aires. Recuperado de https://www.academia.edu/22432431/_Co_creaciones_híbridas_Horizontalidad_y_relaciones_entre_la_naturaleza_y_el_hombre_desde_el_arte_las_nuevas_tecnologías_y_el_desarrollo_sustentable_
Cantera, A. L. (2022). Biopoéticas: convergencias artísticas interespecie. Journal for Artistic Research, 27. doi: https://doi.org/10.22501/JAR.949972
Castro, T. (2021). La planta mediada. Simbiología. Prácticas artísticas en un planeta en emergencia. Recuperado de https://simbiologia.cck.gob.ar/publicaciones/la-planta-mediada-por-teresa-castro/#6
Coccia, E. (2017). La vida de las plantas. Una metafísica de la mixtura. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Costa, F. (2014). El “arte de la vida”. Del bioarte a las formas relacionales. En C. Kozak (Ed.), Poéticas, políticas tecnológicas en Argentina 1910-2010 (223-250). Paraná: La Fundación La Hendija. Recuperado de
Costa, F. (2016). Arte vivo. Una aproximación al bioarte. Todavía, 35, 57-65. Recuperado de https://issuu.com/fundacionosde/docs/todavia35_issuu
Danowski, D. y Viveiros de Castro, E. (2019a). ¿Qué escabrosa bestia... En ¿Hay mundo por venir? Ensayo sobre los miedos y los fines. Buenos Aires: Caja Negra.
Danowski, D. y Viveiros de Castro, E. (2019b). Los miedos y los fines… del mundo. Nueva Sociedad, 283, 37-46. Recuperado de https://static.nuso.org/media/articles/downloads/3.TC_Danowski_283.pdf
Electrobiota (2021). Terrafonías, [Instalación mecano-sonora]. Recuperado de https://colectivoelectrobiota.wordpress.com/proyectos/terrafonias/#content-wrapper
Flusser, V. (1998). Arte viva. En Ficções Filosóficas (pp. 83-88). San Pablo: Editora da Universidades de São Paulo. Recuperado de https://www.professores.uff.br/ricardobasbaum/wp-content/uploads/sites/164/2021/03/Flusser_Arte_Viva.pdf
Haraway, D. J. (2019). Seguir con el problema. Generar parentesco en el Chthuluceno. Bilbao: Consonni.
Harman, G. (2015) Hacia el realismo especulativo. Buenos Aires: Caja Negra.
Ingold, T. (2010). Bringing Things to Life: Creative Entanglements in a World of Materials. Realities Working Papers, 15(julio), 1-25.
Ingold, T. (2013). Los Materiales contra la materialidad. Papeles de Trabajo, 7(11), 19-39. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7428550&info=resumen&idioma=ENG
Ingold, T. (2015). Desde la complementariedad a la obviación: sobre la disolución de los límites entre la antropología social, biológica, arqueología y psicología. Avá, 26, 12-51. Recuperado de http://www.ava.unam.edu.ar/images/26/pdf/n26a01 01.pdf
Kant, I. (2007). Crítica de la razón pura. Buenos Aires: Colihue
Kozak, C. (2007). Arte y Técnica. Vilém Flusser sobre arte, aparatos y funcionarios. Artefacto, 6 (s.p.). Recuperado de https://seminario3vivianasuarez.wordpress.com/wp-content/uploads/2014/04/flusser-v-arte-y-aparatos.pdf
Krenak, A. (2021). Nuestra historia está entrelazada con la historia del mundo. Artes Visuales, Prácticas artísticas en un planeta en emergencia. Centro Cultural Kirchner. Recuperado de https://palaciolibertad.gob.ar/nuestra-historia-esta-entrelazada-con-la-historia-del-mundo-por-ailton-krenak/10195/
La Ferla, J. (Ed.). (2010). Arte, Ciencia y Tecnología. Un panorama crítico. Buenos Aires: Espacio Fundación Telefónica. Recuperado de https://www.academia.edu/11262884/Arte_ciencia_y_tecnología_Un_panorama_crítico_La_Ferla_Jorge_Ed_E_F_T_Espacio_Fundación_Telefónica_Buenos_Aires_2010_ISBN_978_987_244475_8_8
Laffert, J. D. (2013). Simbiosis meditativa [Instalación biomedial]. Recuperado de http://jdlaffert.com/symbiosis-eng.html
López del Rincón, D. (2015). Bioarte. Arte y vida en la era de la biotecnología. Madrid: Akal.
López del Rincón, D. (2017). Postnaturaleza. El bioarte o el arte de desnaturalizar la biotecnología. En D. López del Rincón y L. Manonelles (Eds.), Arte, naturaleza y política en la creación contemporánea (pp. 11-20). Edicions de la Universitat de Barcelona.
López del Rincón, D. y Cirlot, L. (2013). Historizing bioart, or the methodological challenges of (media) art history. Artnodes, 13(1), 62-71. doi: https://doi.org/10.7238/a.v0i13.1999
Mancuso, S. y Viola, A. (2015). Sensibilidad e inteligencia en el mundo vegetal. Barcelona: Galaxia Gutemberg.
Martínez Ruiz, I. A. (2017). Bio-arte. Notas sobre las relaciones entre el arte, la biología y la ciencia tecnológica. Salud en Chiapas, V, 102-112. Recuperado de http://revista.saludchiapas.gob.mx/vol/V/num/2
Mastromarino, M. (2022). Prácticas bioartísticas y territorios de cocreación. La des jerarquización de la agencialidad humana. Cuadernos de la Historia del Arte, 38, 81-111.
Matewecki, N. (2021). Bioarte en la Argentina. Arte e Investigación, Número Especial. doi: https://doi.org/10.24215/24691488e073
Mitchell, R. E. (2010). Bioart and the Vitality of Media. Washington: University of Washington Press. Recuperado de https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=1089062&site=eds-live
Morton, T. (2018). Hiperobjetos. Filosofía y ecología después del fin del mundo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora.
Ramírez, M. T. (2019). Ontología y política de la esperanza. De Ernst Bloch a Quentin Meillassoux. Dianoia, 64(83), 165-180. doi: https://doi.org/10.22201/iifs.18704913e.2019.83.1548
Simbiología. Prácticas artísticas en un planeta en emergencia - CCK (s. f.). Centro Cultural Kirchner. Recuperado de https://simbiologia.cck.gob.ar/hashtags/crear-criar/ (22 de enero de 2024).
Solini, P., Hauser, J. (Ed.) y Flusser, V. (2003). L’ Art Biotech’. Editado por J. Hauser. Nantes: Le Lieu unique.
Stubrin, L. (2015). Arte y ciencia: La práctica bioartística argentina en su relación con La escena internacional [Tesis Doctoral, Universidad de Buenos Aires] Repositorio Institucional Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires. http://repositorio.filo.uba.ar/handle/filodigital/2971
Stubrin, L. (2021). Bioarte. Poéticas de lo viviente. Buenos Aires: Ediciones UNL; Eudeba.
Stubrin, L. y Cattaneo, M. J. (2023). Biosemióteca y las explosiones del sentido del bioarte. deSignis, 38, 99-108. doi: https://doi.org/10.35659/designis.i38p99-108
Yeregui, M. (2017). Prácticas co-creativas. Descolonizar la naturaleza. Artelogie. doi: https://doi.org/https://doi.org/10.4000/artelogie.1601
Copyright (c) 2025 Laura Pérez

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Runa, archivos para las ciencias é uma publicação do Instituto de Ciencias Antropológicas, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires e é distribuída sob o título Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Runa mantém o seu compromisso com as políticas de Acesso Aberto à informação científica, considerando que tanto as publicações científicas como a investigação financiada com fundos públicos devem circular livremente na Internet, gratuitamente e sem restrições.
Os conteúdos e opiniões expressos nos artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.