“Quantifique a vida má”

Reflexões sobre a realização de uma pesquisa sobre a violência sofrida por um grupo de mulheres indígenas na Argentina

  • Mariel Bleger Universidad Nacional Rio Negro
Palavras-chave: Mulheres indígenas, Movimento, Violência, Pesquisa, Antropologia colaborativa

Resumo

Este artigo é um exercício reflexivo sobre uma série de eventos que ocorreram na  construção de uma pesquisa para aliviar os diferentes tipos de violência sofridos por um grupo de mulheres participantes do Segundo Parlamento de Mulheres Indígenas para o Bem. Essa reunião foi realizada no ano de 2019 - na província de Río Negro (Patagônia Argentina) - e da qual participei como antropóloga colaboradora e militante feminista. As reflexões aqui apresentadas visam perceber a importância de realizar e ensaiar ferramentas que permitam abordar trajetórias e experiências, não apenas de forma colaborativa com os movimentos sociais para os quais pensamos; mas também procurando contribuir para o  ideal de uma antropologia que possa pagar pelo desenvolvimento de um pensamento crítico capaz de romper os discursos de poder das próprias vozes dos grupos com os quais trabalhamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agamben, G. (2003). Homo sacer París: Éditions du Seuil.

Arfuch, L., Catanzaro, G. y Di Cori, P. (2002). Identidades, sujetos y subjetividades Buenos Aires: Prometeo.

Alcalá, P. R. (2006).Jóvenes, memoria y violencia en Medellín: una antropología del recuerdo y el olvido Colombia: Universidad de Antioquia.

Berlant, L. (1998). Intimacy: A special issue. Critical Inquiry, 24(2), 281-288.

Bourdieu, P. (2002). Lección sobre la lección Trad. T. Krauf. Barcelona: Anagrama.

Benjamin, W. (1991). El Narrador Madrid: Taurus.

Bleger, M. V. (2018). La opresión y la palabra. Formas de habitar el discurso feminista. actas IV Congreso de Estudios Poscoloniales y VI Jornadas de Feminismo Poscolonial “Cuerpos, imaginarios y procesos de racialización contemporáneos en el Sur”. 13, 14, 15 y 16 de noviembre. Buenos Aires, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.

Briones, C. (2013). Conocimientos sociales, conocimientos académicos: asimetrías, colaboraciones, autonomías.Colombia, Bogota. Universidad Libre de Berlin e Instituto Iberoamericano de Berlin

Butler, J. (2017). Cuerpos aliados y lucha política. Hacia una teoría performativa de la asamblea Bogotá, ed. Paidos/Planeta.

Carman, M y Gonzalez Carman, V. (2019) Los límites de la divergencia entre saberes populares y expertos. El debate en torno a la conservación del delfín Franciscana y las prácticas pesqueras sustentables. MANA; Año: 2020 vol. 3 p. 1 - 39

Carrasco, M. (2002). El movimiento indígena anterior a la reforma constitucional y su organización en el Programa de Participación de Pueblos Indígenas. En LLILAS Visiting Resource Professor Papers UT Faculty/Researcher Works. Disponible en http://hdl.handle.net/2152/4069

Chow, R. (2010). The Rey Chow Reader Nueva York: Columbia University Press.

Gwaltney, J. L. (Ed.) (1993). Drylongso: A self-portrait of black America Nueva York: The New Press.

Das, V. (2008). Sujetos del dolor, agentes de dignidad Universidad Nacional de Colombia. Facultad de Ciencias Humanas. Instituto CES.

De Sousa Santos, B. (2008). Do pós-moderno ao pós-colonial. E para além de um e de outro. Travessias, 6/7, 15-36.

Giddens, A. (1995). La teoría de la estructuración.entrevista) Cuadernos de Sociología, 6. Madrid.

Hale, C (2020). In praise of “reckless minds”: making a case for activist anthropology. InAnthropology put to work(pp. 103-127). Routledge.

Ministerio de Seguridad de la Nación. (2018). Informe de Femicidios de 2018 Subsecretaría de Estadística Criminal del Ministerio de Seguridad de la Nación, Observatorio de Femicidios del Defensor del Pueblo de la Nación. Disponible en http://www.dpn.gob.ar/documentos/Observatorio_Femicidios_-_Informe_Femicidios_2018_-_SSEC_OFDPN.pdf

Lassiter, L. (2005). Collaborative Ethnography and Public Anthropology.Current Anthropology,46(1), 83-106. https://doi.org/10.1086/425658

Leyva Solano, X. (2013). Y/osotras¿ Mi/nuestras Luchas Epistémicas Creativas?.Seminario Virtual Internacional (SVI) Creación de Prácticas de Conocimiento desde el Género, los Movimientos y las Redes de la RETOS Disponible en http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20180515110853/Practicas_Otras_2.pdf

Leyva, X., Alonso, J., Hernández, R. A., Escobar, A., Kohler, A., Cumes, A., ... & de Sousa Santos, P. D. B. (2015). Prácticas otras de conocimiento (s).Entre crisis, entre guerras, 3. Ed.Clacso https://doi.org/10.2307/j.ctvn96g99

Massey, D., Research Group, H. G., Bond, S. y Featherstone, D. (2009). The possibilities of a politics of place beyond place? A conversation with Doreen Massey. Scottish Geographical Journal, 125(3-4), 401-420.

Mohanty, A. K., Misra, M. y Drzal, L. T. (2002). Sustainable bio-composites from renewable resources: opportunities and challenges in the green materials world. Journal of Polymers and the Environment, 10(1-2), 19-26.

Pita, M. V. (2010). Formas de morir y formas de vivir: el activismo contra la violencia policial. Buenos Aires: Editores del Puerto.

Rappaport, J. (2007). Más allá de la escritura: la epistemología de la etnografía en colaboración. Revista Colombiana de Antropología, 43(enero-diciembre), 197-229.

Rappaport, J. (2015) Introducción a la edición especial de Tabula Rasa: Orlando Fals Borda e Historia doble de la Costa.Tabula Rasa, (23), 11-21.

Rappaport, J. (2017). Participation and the work of the imagination: A Colombian retrospective. InThe Palgrave international handbook of action research(pp. 147-159). Palgrave Macmillan, New York.

Ricoeur P. (1986) Life: A Story in Search of a Narrator. In: Doeser M.C., Kraay J.N. (eds) Facts and Values. Martinus Nijhoff Philosophy Library, vol 19. Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-94-009-4454-1_9

Rodríguez, M. E. y Michelena, M. (2018). Memorias charrúas en Uruguay: Reflexiones sobre reemergencia indígena desde una investigación colaborativa. Revista Abya Yala - revista sobre acesso à justiça e direitos nas Américas 2 (2): 408-420Dossier Memórias indígenas: silêncios, esquecimentos, impunidade e reivindicação de direitos e acesso à justiça, Verdum R. y Ramos AM (Eds.).

Scheper-Hughes, N. (1995). The primacy of the ethical: Propositions for a militant anthropology. Current Anthropology , 36(3), 409-440.

Segato, R. L. (2013). Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres. Sociedade e Estado, 29(2), 341-371. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922014000200003

Spivak, G. C. (1988). Can the subaltern speak? Basingstoke: Macmillan.

Trouillot, M.-R. (1995) The Power in the Story (Cap. 1). En Silencing de Past. Power and the Produccion of History Pp. 1-30. Boston: Beacon Press.

Trouillot, M.-R. (1995) The Power in the Story Unthinkable History (Cap. 3) En silencing the Past. Power and the Produccion of History Pp. 70-107. Boston: Beacon Press .

Vasco Uribe, L. G. (2002). Entre selva y páramo, viviendo y pensando la lucha india.Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia

Vasco Uribe, L. G., Hurtado, A. D., & Aranda, M. (1993). En el segundo día, la Gente Grande (Numi sak) sembró la autoridad y las plantas y, con su jugo, bebió el sentido.Encrucijadas de Colombia amerindia Ed.Instituto Colombiano de Antropología, Colcultura. 9-48.

Publicado
2022-01-15
Como Citar
Bleger, M. (2022). “Quantifique a vida má”. RUNA, Archivo Para Las Ciencias Del Hombre, 43(1), 267-282. https://doi.org/10.34096/runa.v43i1.8275