“Somos todos uma grande família”: comunidades político-emocionais e denúncias públicas para o território

Análise dos casos dos povos Diaguita no Noroeste Argentino

  • Macarena Del Pilar Manzanelli CONCIET-Universidad Nacional de La Matanza
Palavras-chave: Espaço privado, Estado, Público, Violência política, Povos nativos

Resumo

O trabalho investiga o marco do público e do íntimo-privado a partir da análise dos papéis e vínculos família-comunidade de dois povoados de Diaguita (noroeste da Argentina) e suas ações públicas de denúncia em instâncias judiciais no marco de um homicídio (2018-2019). ; falta de julgamento final pelo Judiciário (2019); e uma tentativa de despejo (2020-2021). Produto de uma investigação etnográfica com análise de publicações em redes sociais, identifica-se que o público é uma arena ambígua com sobreposições entre vínculos íntimo-familiares e comunitários. Cada município, por meio da formação de comunidades político-afetivas, ressignificou a mera morte como morte política de um familiar/autoridade comunitária; e a um despejo como ação sistemática inserida em quadros históricos de subalternização indígena. Essas comunidades são territorializadas espaço-temporalmente por uma memória de resistência. Seu potencial político era mostrar e questionar a outra família: o poder político-judicial-latifundiário que viola e viola seus direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Macarena Del Pilar Manzanelli, CONCIET-Universidad Nacional de La Matanza
Becaria Doctoral CONICET- Departamento de Derecho y Ciencia Política-Universidad Nacional de La Matanza. Doctoranda en Ciencias Sociales y Humanas (UNQ). Mag. en Antropología Social (IDAES-IDES, UNSaM, 2017). Lic. en Ciencia Política (UNLaM, 2013). Docente en UNLaM: Jefa de Trabajos Prácticos carrera Lic. en Ciencia Política (UNLaM, 2013 al presente)

Referências

Abrams, P. (1988). Notas sobre la dificultad de estudiar el Estado (1977). Journal of Historical Sociology, 1, 58-89.

Balbi, F. y Rosato, A. (2003). Introducción. En Rosato, A. y Balbi, F. (Eds.). Representaciones sociales y procesos políticos. Estudios desde la antropología social (pp.-11-27). Buenos Aires: Centro de Antropología Social (CAS-IDES); Antropofagia.

Balbi, F. y Boivín, M. (2008). La perspectiva etnográfica en los estudios sobre política, Estado y gobierno. Cuadernos de Antropología Social, 27, 7-17.

Briones, C. (2016). Caminos de enraizamiento en la mapu: procesos de formación de comunidad en la Norpatagonia argentina. En C. Briones y A. M. Ramos (Comps.). Parentesco y política: topologías indígenas en la Patagonia (pp. 53-71). Viedma: Universidad Nacional de Río Negro.

Briones, C. y Ramos, A. (2016). Agenciando formas de ser juntos en contextos interculturales: anudamientos de memoria, parentesco y política. En C. Briones y A. M. Ramos (Comps.). Parentesco y política: topologías indígenas en la Patagonia (pp. 11-52). Viedma: Universidad Nacional de Río Negro.

Carsten, J. (Ed.) (2000). Introduction: cultures of relatedness. En Cultures of Relatedness. New Approaches to the Study of Kinship (pp. 1-36). Cambridge: Cambridge University Press.

Das, V. (1995). Critical events: An anthropological perspective on contemporary India. Delhi: Oxford University Press.

Dettano, A. y Cena, R. B. (2020). Precisiones teórico-metodológicas en relación a la definición de Entorno en Etnografía Virtual para el análisis de políticas sociales. Tsafiqui, Revista Científica en Ciencias Sociales, 15, 57-72.

Galarza, B. (2021). La oikonización de la ciudadanía urbana. Tabula Rasa, 38, 303-325. doi: https://doi.org/10.25058/20112742

Gaztanaga, J. (2013). Trabajo político: hacia una teoría etnográfica desde las relaciones causales y la importancia de las acciones. Alteridades, 23(46), 111-126. Recuperado de https://alteridades.izt.uam.mx/index.php/Alte/article/view/759

Giarraca, N. (2009, 20 de octubre). El asesinato de Javier Chocobar. Página 12, 1.

Katzer, L. (2019). La etnografía como modo de producción de saber colaborativo. Reflexiones epistemológicas y metodológicas. En L. Katzer y H. Chiavazza (Eds.). Perspectivas etnográficas contemporáneas en Argentina (pp. 49-85). Mendoza: Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo.

Lazar, S. (2018). A ‘kinship anthropology of politics’? Interest, the collective self, and kinship in Argentine unions. Journal of the Royal Anthropological Institute, 24(2), 256-274.

Manzanelli, M. D. P. (2018). Memorias territorializadoras y de reivindicación identitaria-territorial. Cultura y representaciones sociales, 13(25), 214-234. doi: https://doi.org/10.28965/2018-25-08

Manzanelli, M. D. P. (2020a). “Somos pueblo, con autodeterminación libre y colectiva”. Reivindicaciones identitarias-organizativas de Los Chuschagasta y Tolombón. Revista Tabula Rasa, 34, 109-130. doi: https://doi.org/10.25058/20112742.n34.06

Manzanelli, M. D. P. (2020b). Prácticas territoriales y de resistencia contemporáneas de los pueblos Chuschagasta y Tolombón (Valle de Choromoro, Argentina). Cuadernos de Antropología Social, 52. doi: https://doi.org/10.34096/cas.i52.7469

Manzanelli, M. D. P. (2021). Lecturas del pasado en procesos contemporáneos de reafirmación comunitaria. El caso de la Comunidad Pueblo Tolombón (Valle de Choromoro, Argentina). Historelo. Revista de Historia regional y local, 13(26) 32-72. doi: https://doi.org/10.15446/historelo.v13n26.85410

Martínez, M. J. (2005). Viaje a los territorios de las burocracias judiciales. Cosmovisiones jerárquicas y apropiación de los espacios tribunalicios. En S. Tiscornia y M. V. Pita (Eds.). Derechos humanos, tribunales y policías en Argentina y Brasil. Estudios de antropología jurídica (pp. 163-181). Buenos Aires: Facultad Filosofía y Letras, Instituto de Ciencias Antropológicas (ICA), UBA; Antropofagia.

Massey, D. (2005). For Space. Londres: Sage.

Pita, M. V. (2010). Formas de vivir y formas de morir: el activismo contra la violencia policial. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Puerto; Centro de Estudios Legales y Sociales (CELS).

Roseberry, W. (1994). Hegemony and the Language of Contention. J. Gilbert y D. Nugent. (Eds.) Everyday Forms of State Formation: Revolution and the Negotiation of Rule in Modern Mexico (pp. 119-137). Duke University Press.

Ruiz Méndez, M. D. R. y Aguirre Aguilar, G. (2015). Etnografía virtual, un acercamiento al método y a sus aplicaciones. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, XXI(41), 67-96. Recuperado de https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31639397004

Sarrabayrouse Oliveira, M. J. (2011). Caracterización del Poder Judicial. En Poder judicial y dictadura: el caso de la Morgue Judicial (pp. 73-111). Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Puerto; CELS.

Sarrabayrouse Oliveira, M. J. (2019). Tramas locales de relación y burocracias judiciales: análisis etnográfico de un juicio de lesa humanidad en una ciudad del nordeste argentino. Revista de Antropología (São Paulo, 62(2), 252-274. doi: http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2019.161088

Zenobi, D. (2014). Familia, política y emociones. Las víctimas de Cromañón entre el movimiento y el Estado. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Antropofagia.

Publicado
2023-05-19
Como Citar
Manzanelli, M. D. P. (2023). “Somos todos uma grande família”: comunidades político-emocionais e denúncias públicas para o território. RUNA, Archivo Para Las Ciencias Del Hombre, 44(2), 173-190. https://doi.org/10.34096/runa.v44i2.12014
Seção
Dossier - Artículos Originales